quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Jordão e governo do Estado discutem problemas e metas para educação indígena

O evento aconteceu no último dia 05, no prédio da unidade de educação infantil Pré Escolar 12 de Outubro.
Visando melhorar a qualidade do ensino diferenciado oferecido ao povo indígena, a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Educação do Estado, realizaram um encontro com líderes kaxinawás, para discutir problemas, metas e prioridades na área educacional.
Atualmente a rede municipal mantém atendimento em 31 (trinta e uma) escolas e o estado, em 4 (quatro), ambas localizadas nas três Terras Indígenas (TI), ao longo dos rios Tarauacá e Jordão. Aproximadamente mil alunos são atendidos, no município.
Foram pautadas as problemáticas encontradas durante o ano letivo de 2014 e traçadas as novas metas e prioridades para os próximos anos. Os líderes indígenas apresentaram como problemas principais a constante ausência por parte do corpo docente, a falta de compromisso dos pais em manter o aluno na escola e estrutura inadequada para a oferta de uma educação de qualidade, tanto na rede municipal quanto estadual.
Outra importante reivindicação é a implantação do ensino médio nas comunidades indígenas. Os kaxinawás alegam que os familiares estão concluindo o ensino fundamental na aldeia e migram para a cidade, para dar continuidade aos estudos.
Os órgãos analisaram as reivindicações e se comprometeram a buscar soluções, como por exemplo, intensificar a presença de supervisores nas aldeias, executar campanhas objetivando conscientizar professores e alunos quanto à assiduidade das partes no ambiente escolar, promover encontros nas comunidades para discutir prioridades e necessidades individuais.
A Secretária Municipal de Educação, Meire Sérgio, pontuou o encontro como positivo, pois, foi fundamental para melhor se aprofundar à cerca das situações problemas apresentadas.
“Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade. Nossas ações são comprovadas através de investimentos na estrutura física das escolas rurais. Somente nestes primeiros dois anos de gestão construímos 19 escolas rurais e 05 indígenas”, destacou a secretária ao informar que a partir de agora o foco é investir ainda mais na área indígena.
Kezio Araújo, com informações da Assessoria
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